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COVID-19 - Violência Doméstica / Informação de segurança durante o isolamento e outras medidas adotadas - Portal CIG

7 abr 2020
COVID-19 – Violência Doméstica / Informação de segurança durante o isolamento – Portal CIG

Relembram-se e atualizam-se as informações disponibilizadas no Portal da CIG, a respeito das medidas públicas adotadas para um combate mais eficaz ao fenómeno da Violência Doméstica durante o período de isolamento. Destacam-se:

  O reforço da capacidade de resposta da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), através da abertura de duas novas estruturas temporárias de acolhimento de emergência, com vagas para mais 100 pessoas, ao que acresce às 65 estruturas de acolhimento existentes e que estão em pleno funcionamento;

  Manutenção dos serviços de atendimento, acolhimento e transportes de vítimas neste período de emergência;

  Adoção de planos de contingência (incluindo salas de isolamento) e planos de atuação nas estruturas de atendimento da RNAVVD com medidas urgentes, como sejam, a criação/reforço dos meios de comunicação/atendimento à distância, do atendimento telefónico, a monitorização das situações em acompanhamento, equipa para situações e pedidos de urgência; atendimento presencial em situações urgentes, com equipas em rotatividade;

  Articulação com outros serviços e autarquias para responder a necessidades urgentes de acolhimento, designadamente com o INEM para casos suspeitos de COVID-19 nas estruturas de atendimento e acolhimento da RNAVVD;

  Parcerias com o sector empresarial para garantir o abastecimento de bens e recursos essenciais e a doação de equipamentos informáticos às estruturas da RNAVVD;

  Lançamento da Campanha #SegurançaEmIsolamento nas redes sociais, televisões, rádios e imprensa. Estes materiais estão também disponíveis em vários idiomas e língua gestual portuguesa:

  Divulgação das listas de contactos locais das estruturas e respostas de apoio existentes por distrito e concelho;

  Divulgação de conselhos de segurança para as vítimas de violência doméstica em situação de isolamento e conselhos para vizinhos/as estarem alerta e ajudarem;

  Reforço e diversificação dos canais para as vítimas pedirem ajuda: o Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica - 800 202 148. É uma linha telefónica gratuita, funciona 7 dias por semana, 24 horas por dia;

  Criação do novo endereço de email violencia.covid@cig.gov.pt disponível para vítimas e profissionais;

  Criação da nova Linha SMS 3060, gratuita e confidencial, para que as vítimas possam enviar pedidos de ajuda, por escrito.